quarta-feira, novembro 01, 2006

Laços

De certeza que toda a gente já respondeu mal a alguém muito próximo e deixou passar "ofensas" de alguém com quem não tem grande confiança. Eu acho que isto acontece porque aquilo que ouvimos das pessoas que para nós são importantes é que nos interessa e faz moça. Para que queremos nós saber daquilo que quem não nos interessa diz? Esses bem podem falar à vontade que passa ao lado. Mas também acho que temos de ter cuidado com a maneira como reagimos porque, embora por um lado estejamos a mostrar descontentamento por uma pessoa querida nos estar a ofender, por outro essa pessoa pode não ter essa percepção e sentir-se também ofendida. O melhor é falarmos calmamente com quem nos ofendeu, caso a ofensa nos seja relevante, mesmo que às vezes tenhamos de esperar um pouco, pensar sobre o sucedido antes de o fazermos e pôr o orgulho de lado, que às vezes pode ser bem difícil.
O mundo seria um lugar bem melhor sem as mágoas que as outras pessoas nos trazem. Será que posso discordar argumentando que muitas vezes são os entendimentos entre nós e essas pessoas que nos mostram a verdadeira força da amizade e um sentimento de plenitude? Ou será que não os haver implicaria não sentir a falta desta força e portanto estaríamos bem assim como assim?
Eu odeio quando me desentendo com algum amigo, ou quando de alguma forma me sinto afastado de alguém que me faz falta, mas não existe para mim uma altura melhor que aquela em que faço as pazes e sinto que os laços que nos unem se fortalecem. Acho que nestas alturas faz sentido a frase "O que não nos mata torna-nos mais fortes!".
Pior é quando "nos mata"..

1 Comments:

At 1:24 da manhã, Blogger João said...

Eu penso que é difícil as coisas passarem-nos ao lado; quando são antipáticos para nós há uma tendência para respondermos mal ou para sermos também antipáticos, mesmo para quem não conhecemos, o que mostra que somos afectados. Mas admito que pode acontecer que não respondamos à primeira ofensa; por ter sido só uma é mais fácil de perdoar. E penso ser uma grande verdade quando dizes que o orgulho é um dos grandes obstáculos à concórdia, pois poucos se deixam ficar quando se sentem ofendidos, lá está, no seu orgulho. Ainda hoje, não responder é considerado atitude de fraco. Forte é responder, mesmo que se alimente uma discussão inútil, com desgaste de ambos os lados, prejudicial a todos. Acredito mais que violência gera violência e, portanto, devemos ser conciliadores. Porque hoje estou nessa disposição, vou usar uma frase possivelmente foleira, na qual acredito: o amor é o motor do mundo e o caminho do progresso é o respeito.

 

Enviar um comentário

<< Home