quinta-feira, outubro 12, 2006

Mitos do Labirinto

Reinava Minos, filho de Zeus e de Europa, na próspera ilha de Creta, ainda antes da Guerra de Tróia e após afastar do trono os seus irmãos, também eles pretendentes. Para lhes provar que os deuses o haviam escolhido em lugar deles, pediu a Posídon que fizesse sair do mar um touro, que seria de imediato sacrificado àquele deus. E Posídon assim fez acontecer. Aconteceu, porém, que o toura era tão belo, tão invulgar, que Minos decidiu conservá-lo para si, quebrando assim a promessa que havia feito. Ora, por esta altura, estando Dédalo, o mais famoso artista, escultor e inventor desses tempos, em Creta, recebido por Minos, este aproveita o facto para o incumbir da construção do grande palácio real de Cnossos, com o Labirinto, que tornava quase impossível a saída do palácio a quem não a conhecesse antes. Mas Posídon enfurecera-se com a falta de palavra do rei Minos e, como castigo, fez a mulher do rei de Creta, Pasífae, apaixonar-se pelo touro, de quem veio a ter um filho, o Minotauro, metade homem, metade touro.
Minos esconde o Minotauro no Labirinto, envergonhado, e para satisfazer o seu apetite obriga a cidade de Atenas a ceder sete rapazes e sete raparigas para esse efeito, anualmente. Na terceira vez que Atenas saldava o imposto, Teseu, filho de Posídon, era um dos rapazes. Ao chegar a Creta cruza-se com Ariadne, que de imediato se apaixona, e para o salvar da morte quase certa consulta Dédalo sobre a maneira da sair do labirinto. Este aconselha-a a dar a Teseu um rolo de fio que desenrolaria à medida que fosse penetrando no palácio. O herói cumpre a sua tarefa e, após matar o Minotauro, regressa sem se perder no Labirinto, graças àquele fio, o fio de Ariadne.

1 Comments:

At 11:22 da tarde, Blogger Peter Michael said...

Lindo! Para mim, a mitologia grega sempre foi do que mais fascinante há neste mundo. Apesar de já conhecer a história do Minotauro creio que a terei lido do ponto de vista de Teseus. Mas nunca me hei-de cansar de ler estas historias vezes sem conta. Conta mais que é disto que se quer ;) grande abraço

 

Enviar um comentário

<< Home